domingo, 13 de novembro de 2011

Sombra colorida.

Sombras coloridas são explicadas por Goethe como fenômeno fisiológico, mas pra mim é magia! Me emocionam e enlouquecem as minhas tentativas racionais, fisiológicas, sensíveis e imaginativas de explicar o evento no momento que presencio.
A condição do tempo é fundamental. A luz, a busca por contrastes simultâneos que atingem o branco de uma forma e que os olhos interpretam d outra.
Muito bonito quando consigo observar o evento espontâneo. Apareceram duas sombras na parede branca: uma normal, escura e a outra amarela.Fiquei brincado de alternar objetos e perceber as tonalidades diferentes de amarelo.Só fotografei na memória.Segundo Goethe essa luz na verdade é azul,mas nossos olhos identificam como amarelo. Fim de tarde admirável.
Eu tenho três histórias relacionadas com essa cor:
A primeira aconteceu no início de 2006 quando entrei na faculdade e comecei a trabalhar em uma produtora, levava meu almoço todos os dias para o trabalho e na salada sempre tinha cenoura. Em um mês eu me tornei uma pessoa amarela, algumas pessoas do meu convívio perguntavam porque a palma da minha mão estava tão amarela. Comecei a achar que estava com hepatite, foi aí que eu descobri que era excesso de betacaroteno.
A segunda aconteceu em 2009 quando eu havia passado por uma cirurgia para a retirada da vesícula, a médica que fez a cirurgia não queria me deixar ir pra casa no outro dia porque eu estava “meio amarela”. Decidida a abandonar o quarto do hospital disse pra ela que eu era amarela daquele jeito mesmo porque comia muitos alimentos amarelos e alaranjados. Ela disse que ia acreditar e me deixou ir embora pra casa.
A terceira foi em 2010 quando comecei a fazer acupuntura, minha médica falou que eu tenho uma deficiência  para processar completamente a vitamina A e pediu que eu tentasse mudar a cor da minha alimentação, nada de mamão, cenoura ou abóbora. Obedeci por um tempo.
Agora eu descobri uma parede branca em minha casa que dependendo da luz interna e externa faz com que minha sombra fique amarela. Já nasci com icterícia, acho que sou mesmo uma pessoa amarela deve ser por isso que gosto tanto de roxo.
Nairza Santana, Belo Horizonte, 13 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário